O que não pode faltar para o Nexo das Forças


Ao longo da história, o surgimento de novas tecnologias permitiram a criação de serviços e produtos que até então eram inimagináveis.  Na década de 90, o surgimento da Internet e dos telefones móveis criaram novos canais de comunicação entre empresas e pessoas. Nos anos 2000, o comércio eletrônico e a infinidade de sites surgidos durante a chamada “bolha da internet” revolucionaram as relações de comércio. Logo em seguida, vieram as redes sociais criando uma nova forma de relacionamento entre pessoas e também entre empresas e seus clientes. Recentemente, tecnologias de Big Data habilitaram o processamento de grandes quantidades e variedades de dados quase que instantaneamente. Todas essas novas tecnologias têm uma coisa em comum. Elas mudaram radicalmente as nossas vidas e das empresas.

O Gartner anualmente faz uma pesquisa sobre tecnologias consideradas prioritárias na opinião de CIOs de empresas do mundo inteiro. Nessa pesquisa, os CIOs apontam temas que eles julgam como mais importantes e com maior poder de impacto para o sucesso dos negócios de suas organizações. Na lista de prioridades geralmente eram encontrados temas como Segurança, Gestão de TI, Sistemas de ERP, CRM dentre outros. Acontece que nas pesquisas realizadas nos últimos 7 anos alguns itens dessa lista foram ganhando importância simultaneamente e recentemente passaram a figurar em conjunto no topo da lista. São eles: Social, Cloud Computing, Mobile e Information. À junção desses 4 temas o Gartner denominou “O Nexo da Forças”, em Inglês The Nexus of Forces.

Cada vez mais vemos pessoas compartilhando experiências, buscando respostas e, participando e se engajando em comunidades que compartilham as mesmas preferências, filosofias ou estilos. Essa é a força denominada Social. Pessoas querem se conectar a outras pessoas ou empresas usando os dispositivos que elas escolheram por serem mais adequados a determinada situação, momento ou circunstância. Essa é a força Mobile. Muitas vezes essas pessoas vezes usam mais de um dispositivo, em alguns casos simultaneamente, e desejam fazê-lo sem interromper a experiência de uso ao passar de um dispositivo para outro. Essa é a força Cloud. Tudo isso consumindo e gerando informações relevante e no tempo certo. O que importa é o objetivo do uso da informação e não a maneira, em termos técnicos, que elas são processadas.  Essa é a força Information.

Quando essas 4 forças são usadas em conjunto por uma organização de forma a incrementar e aprimorar seus produtos ou serviços, esta organização, segundo o Gartner, é considerada uma  Digital Enterprise. Organizações desse tipo sabem quais informações devem ser analisadas para planejar suas ações e direcionar seus produtos e serviços (Information). Elas sabem como reduzir custos e serem mais ágeis para atenderem as necessidades de seus negócios (Cloud). Tais empresas se preocupam com a maneira como clientes e usuários percebem seus produtos e suas marcas (Social). Além disso, elas sabem como melhorar o desempenho dos seus processos e oferecer experiências de uso que surpreendam seus clientes ao consumirem produtos ou serviços (Mobile).

O “o que” já sabemos, o Nexo das Forças representa 4 áreas para direcionar investimentos ao se implementar a estratégia de cada organização. O segredo do sucesso está no “como” e no “quanto” investir em cada força. Nesse cenário, algumas coisas parecem certas no momento. Sem uma Arquitetura de TI, que contribua para a criação de uma visão estratégica da adoção e do uso de novas tecnologias, a área de TI da organização não saberá aonde deverá chegar. Sem Métodos Ágeis de gestão de projetos e de desenvolvimento de software a TI não conseguirá entregar de forma contínua e não saberá se o que está entregando é o que o usuário e/ou cliente espera. Sem uma Gestão de APIs e das integrações entre as diversas aplicações, sistemas, sites e aplicativos, a organização não estará preparada para mudar quando nada disso que falei nesse post parecer verdade e as forças do “Nexus” forem outras.

Palavras-chave: Arquitetura de TI, Métodos ÁgeisEntrega Contínua, e Gestão de APIs e Integrações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s