Pode existir SOA com REST?


Essa semana assisti a gravação de uma apresentação de um arquiteto da plataforma de comércio eletrônico da EBay (Sastry Malladi). A apresentação, realizada na QCon de 2010 (San Francisco, USA), fala sobre algumas formas de implementar serviços REST (RESTful services) numa arquitetura orientada a serviços (SOA) que normalmente contem serviços SOAP e os padrões WS-*.

A apresentação é mais uma demonstração prática de que serviços REST podem ser parte integrante de SOA. Na minha opinião poderíamos ir até mais longe. Isso porque eu arriscaria dizer que serviços REST devem ser sempre considerados pois nem sempre é necessário implementar os padrões WS-*.

Um ponto interessante na apresentação foi a utilização de JAXB para gerar representações em formatos JSON, coisa que por coincidência eu venho implementando juntamente com o Jersey. A flexibilidade oferecida pela dobradinha Jersey e JAXB é muito boa e me lembrou um pouco o Ruby on Rails. Pretendo em breve falar mais sobre o assunto aqui no blog.

Um ponto que a demonstração prática deixou a desejar foi mostrar com mais detalhes o uso dos XMLs de mapeamento. Fiquei com a impressão de que muito código deve ser construído e mantido para suportar as integrações, coisa que uma ferramenta de ESB ou EAI tiraria de letra.

A apresentação, sugerida pelo meu amigo e arquiteto de integração Carlos Alberto Filho, está no site da InfoQ em http://www.infoq.com/presentations/RESTful-SOA-in-the-Real-World

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s